1. Imagens

A foto do seu produto em sua loja virtual é o elemento mais importante da sua página. O apelo visual em um ecommerce equivale a uma vitrine e um provador em uma loja física.
Invista em fotos de qualidade. Para fotografias de produto é necessário você ter um estúdio portátil. Com ele você vai fazer fotos de aparência profissional e seguramente vai vender mais.

 

2. Nichos

Foque seus produtos em um nicho específico, solucionando um problema característico de um grupo específico e que só seu negócio pode resolver.
Assim a chance de seu negócio conquistar um espaço entre aquele grupo de consumidores aumenta consideravelmente. Além de ser uma forma de evitar a concorrência direta com grandes redes varejistas.

 

3. Concorrência

Para se destacar de outras empresas a análise da concorrência é indispensável.
Observe como se portam outros negócios que disputam o mesmo mercado que seu e-commerce constantemente.
Analise a loja virtual do competidor e seus conteúdos nas redes sociais,cadastre-se em suas newsletters e visite as páginas dessas empresas em sites como o Reclame Aqui.

Desta forma, você identifica pontos fortes e fracos deles e do seu negócio, simplificando o planejamento de ações. Tanto para fortalecer o que você já tem de bom quanto para melhorar o que precisa

4. Frete

O frete é um dos principais gargalos no comércio digital. Preços altos e  prazos longos desestimulam a compra, pesando demais no abandono de carrinhos.
Ofereça as melhores condições aos seus clientes, cote vários meios de envio além dos correios.
Existem empresas como Melhor Envio e Frenet, que fazem cotações de envio automaticamente.
É possível integrar essas soluções diretamente a algumas plataformas de e-commerce. Assim, a cotação é feita automaticamente e as melhores opções apresentadas ao cliente no site.


5. Responsividade Mobile

As vendas mobile superaram as vendas em desktops há alguns ano.
Por isso, focar na responsividade da sua loja virtual para esses aparelhos é básico. Se o cliente acessa seu e-commerce por meio de seu celular e o site não carrega direito, ele vai procurar o produto na concorrência, obviamente.
Certifique-se de que a plataforma de e-commerce que você utiliza é responsiva para mobile e não suba muitos produtos por página, para evitar que o carregamento demore. Organize os artigos em categorias, assim eles não precisam ficar concentrados em uma página.

 

6. Checkout 

O momento de finalização de uma compra é determinante.
Checkouts que exijam muitas informações podem levar ao abandono do carrinho de compras. Portanto, solicite apenas os dados indispensáveis para cobrança e entrega da encomenda.
Atente para a segurança na hora do pagamento também. Se o cliente se deparar com algum elemento suspeito no site, vai desistir de fornecer suas informações pessoais.
Oferecer um checkout transparente é ESSENCIAL, sem que o consumidor precise ser redirecionado para uma página externa ao seu site.

 

7.Experiência do Cliente

Leve sempre em consideração a experiência do cliente quando em contato com sua marca. Ofereça a melhor navegação possível em seu site, tenha um pós venda pró ativo e atendimento excelente,  publique conteúdos relevantes para o público em seus canais de comunicação, etc.
Estabeleça canais de comunicação acessíveis e variados com respostas rápidas e assertivas.

 

8. Atendimento Diferenciado

Esse deve ser um ponto diferenciado e fundamental para encantar e cativar clientes.
Garanta que sua equipe seja sempre educada e solícita. Ouça e tente ajudar os clientes que procurarem seus canais de atendimento.
Sempre que uma compra for entregue aos seus clientes, envie uma mensagem perguntando se o pedido chegou em ordem e no prazo e dicas de uso e de manutenção do produto.
Esse pequeno gesto pode fazer toda a diferença para que o consumidor lembre da sua loja e não do concorrente em uma próxima compra.